O Encanto do Pina chegou pra ficar!

Do barracão da yalorixá Maria de Quixaba, sai para as ruas: 

* * * Nação do Maracatu ENCANTO DO PINA * * * 

O Encanto do Pina é atualmente uma das mais importantes nações de maracatu de baque virado, típica manifestação cultural do estado de Pernambuco, mais precisamente da cidade de Recife, que suas origens afro-brasileiras nas práticas de coroação do rei do Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.
Barracão do Encanto do Pina Encanto do Pina 2
 

Maria da Quixaba

 

A Nação do Maracatu Encanto do Pina tem sua sede é no Ylé de Oxum Deym, terreiro de mãe Maria da Quixadá, líder espiritual da Nação.

Situado no Bode, favela em grande parte de casas de palafita, no Bairro do Pina, vem fazendo sua historia ano a ano, passo a passo, não apenas no carnaval, mas principalmente junto de sua comunidade.

É o Encanto do Pina e sua comunidade no Bode, no Pina, é Recife, é Pernambuco, é BRASIL!

O Encanto do Pina caminha com mestra Joana, Marcelo e seus batuqueiros, a corte, suas calungas, os amigos e apoiadores, sua comunidade
JoanaOxumrosto
mestra Joana

O azul do mar e o amarelo ouro cantam os filhos da Nação Encanto do Pina, oferecendo aos povos do mundo a força e o brilho do maracatu, comandados com sentimento e dedicação pela jovem mestra Joana D’arc.

Veja a reportagem da TVPE – sobre a mestra Joana D’arc

SAIBA MAIS EM:

FACE do ENCANTO – http://www.facebook.com/maracatu.encantodopina?fref=ts

 BLOG do ENCANTO – http://encanto-do-pina.blogspot.com.br/p/nacao.html

Conheça um pouco mais da Nação do Maracatu Encanto do Pina pelos vídeos abaixo que  fazem parte de um trabalho de pesquisa que foi realizado no âmbito do projecto INOV-Art/ DgArtes do Ministério da Cultura de portugal em parceria com o Núcleo de Etnomusicologia do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Parte 1

Parte 2

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *